VOCABULÁRIO
DE ALGUNS TERMOS USADOS NO FLAMENCO |
1. Abanico: Leque pequeno
2. Aros e Pendientes: Argolas / Brincos
3. A Compás: Interpretação do cante ou baile seguindo
fielmente o ritmo ou cadência do estilo correspondente.
4. Bailaora ou Bailaores: Bailarina, bailarinos.
5. Bata de Cola: Traje de mulher andaluza em determinadas festas, ou
figurino usado por bailarinas dependendo do baile. Se caracteriza por
uma saia ou vestido com cauda.
6. Café Cantante: Local onde se ofereciam recitais de cante e
baile flamencos. Teve seu auge na metade do séc. XIX, até
sua decadência nos primeiros anos do séc. XX.
7. Cajón: Caixa acústica usada por percussionistas.
8. Cante e Cantaores: Canto / Cantores
9. Cante Jondo: Canto Profundo. Geralmente os temas estão relacionados
à solidão, angústias e tristezas. Destaque para
a Seguiryia, Solea e o Martinete.
10. Cante por Fiesta: Canto alegre. Destaque para Bulerias, Tangos,
Alegrias.
11. Castañuelas ou Palillos: Castanholas.
12. Colgado: Movimento do corpo, braços ou mãos que encerra
o compasso de marcação ritmica.
13. Colín: Bata de Cola pequena.
14. Copla: Cada poema do cante, geralmente de três ou quatro versos,
e que serve de texto para as canções populares e para
o flamenco.
15. Cuadro: Grupo de artistas de flamenco, composto por cantores, guitarristas
e dançarinos reunidos para uma apresentação.
16. Duende: Palavra que significa no sânscrito "divindade".
Para os flamencos, é um estado de exaltação que
se manifesta nos seu intérpretes, de modo inesperado e sem duração
mensurável.
É um sentimento que se observa, sobretudo nos palos por fiesta.
17. Falda con Volantes: Saia de babados.
18. Falseta: Frases melódicas que o guitarrista flamenco executa
intercalando o cante. Também pode ser
a introdução para um baile ou para uma seqüência
de escovilla.
19. Jaleo: Acompanhamento do cante com palmas, gritos de incentivo,
exclamações, etc. Usado nos estilos festeiros. Exemplos:
anda, eso, así se baila, toma que toma, que guapa, vamo ya e
viva Dios.
20. Juerga: Festa flamenca onde cantaores, tocaores e bailaores colocam
em prática suas artes.
21. Latigo: Forma de produzir um som arrastado do pé ao solo;
Escovar.
22. Letra: Parte cantada da música.
23. Mantilla: Manto usado na cabeça, geralmente de rendas.
24. Mantocillo: Mantón pequeno (formato de um quadrado).
25. Mantón: Xale grande de seda com franjas.
26. Media e Calcetines: Meia inteira / Meia curta.
27. Moño: Coque (penteado)
28. Palmeros: Pessoas especializadas em "tocar" palmas. Geralmente
são de origem cigana. As palmas dão a base ritmica para
os bailaores e músicos.
29. Pantalones: Calças compridas.
30. Peineta: Pente pequeno, usado como enfeite nos penteados.
31. Peinetón: Peineta grande.
32. Peña: Associação de aficcionados pelo flamenco;
uma reunião de pessoas envolvidas ou somente interessadas pela
arte do flamenco.
33. Pericón: Abanico grande.
34. Pico: Xale triangular.
35. Pitos: Estalar de dedos para marcação do ritmo.
36. Rasgueado: Técnica empregada pelos guitarristas flamencos
onde as cordas do violão se roçam de baixo para cima usando
todos os dedos.
37. Rebote: Salto pequeno executado antes de certos golpes dos pés
no solo.
38. Ritos: Rituais.
39. Saeta: Estrofe de ritmo flamenco sobre temas sacros que uma só
pessoa canta sem acompanhamento musical em eventos religiosos, especialmente
durante as procissões da Semana Santa.
40. Sombrero: Chapéu
41. Tablao ou Taberna: Estabelecimentos como Bares e Restaurantes, onde
se podem apreciar apresentações de flamenco. Os tablaos
são os sucessores dos cafés cantantes.
NOMENCLATURA
USADA NA ESTRUTURA DOS BAILES:
1.
Arremate: Fechamento de um baile, de um sapateado ou de uma movimentação
de corpo.
Arremate con cierre - Encerramento de uma composição.
Pode ser executado como cierre final.
Arremate continuo - quando há somente a mudança de seqüência
na estrutura do baile.
2. Desplante: Série de golpes fortes dos pés executados
com precisão e definição. O desplante acaba com
a serenidade de um punteado ou com o virtuosismo de um zapateo ou escovilla.
Pode ser considerado um arremate final.
3. Escovilla: Série de sapateados executados num determinado
momento do baile onde todo o interesse está voltado para o som
rítmico produzido pelos pés. A escovilla começa
com compo-
sições mais fáceis e continua com outros mais complicados,
ao mesmo tempo que aumenta pro-gressivamente a velocidade.
4. Llamada: Zapateo que sinaliza troca. Faz-se uma llamada antes de
uma nova frase musical, para a entrada do cante, para o início
de uma escovilla, para a saída de um bailarino de cena, enfim,
para mudanças na estrutura do baile.
5. Marcaje: Movimentos de marcação dos passos executados
pelo bailarino durante a letra da música.
6. Palo Seco: Quando a escovilla ou o zapateo é feito sem acompanhamento
de cajón ou palmas.
O palo seco reproduz o som dos pés sem nenhuma interferência
de instrumentos musicais.
7. Paseo: Movimentos de caminhadas feitas geralmente durante a letra
da música.
8. Punteado: Consiste num movimento suave de zapateos, executados com
passos sutis e muita técnica. Às vezes se reduzem a passos
simples de avanço e retrocesso dos pés, que se enlaçam,
se separam e se cruzam, promovendo verdadeiros arabescos.
9. Recorte da letra: Parte intermediária entre as letras.
10. Redoble: Passo redobrado ou Zapateo breve.
11. Salida: Palavra usada para iniciar um baile, uma entrada al escenário
(adentrar no palco).
12. Taconeo: Série de golpes ritmados feitos com o salto (tacón).
13. Zapateo: Sapateado. O bailaor deve fazer música com os pés.